terça-feira, 14 de maio de 2013

If People Were Rain, I Was Drizzle and She Was a Hurricane

E ai, pessoal. Espero que a semana de vocês esteja sendo ótima. As visualizações do blog depois do último post que eu fiz, cresceram muito, queria agradecer as pessoas que estão lendo, eu achava que ninguém ia ler. Mas enfim, hoje é dia de livro. Eu estava pensando em falar do livro O Apanhador no Campo de Centeio, que é meu livro favorito, mas vou deixar ele para depois porque, hoje vou falar sobre um livro ótimo que eu li há pouco tempo e roubou o segundo lugar na minha lista imaginária de livros favoritos. O título desta criação divina é: Looking for Alaska, do John Green, mesmo escritor de The Fault In Our Stars (A Culpa é das Estrelas em português).

Looking for Alaska, tem um título traduzido que é Quem é Você Alaska? Eu li ele em inglês, e não sabia da existência em português, até eu acabar de lê-lo. Mas enfim, o livro é maravilhoso e me fez chorar no final, coisa que não acontece com muita frequência quando leio livros (mentira).




A história é contada através do ponto de vista do Miles ou Pudge – que é como ele é chamado sarcasticamente na maior parte do livro, pelo fato de ele ser alto e magro –, um garoto que é muito interessado pelas últimas palavras das pessoas e ele narra a vida dele a partir do momento em que vai estudar em um internato a procura do “Great Perhaps”. O livro é dividido em duas partes o antes e o depois. No internato ele conhece o Colonel, colega de quarto dele e um dos personagens mais legais do livro, e através do Colonel, Pudge conhece a Alaska, uma garota muito bonita e descontraída, que mora sozinha pois alguém dedurou sua colega de quarto e o namorado dela. Pudge se interessa por Alaska, mas ela tem um namorado, o que dificulta tudo para Pudge. Entre os alunos do internato - que são os normais (como o Colonel, Pudge, Alaska e Takumi - um amigo deles-) e os Weekday Warriors (que são os mais ricos, chamados assim por só ficarem na escola durante os dias da semana e nos finais de semana voltarem para suas casas) – existe uma regra clara, não se deve dedurar ninguém, em hipótese alguma e também existem os trotes, que os alunos fazem todo o ano. No caso "colega de quarto da Alaska" existem suspeitas e os Weekday Warriors fazem algumas brincadeiras de mau gosto contra os três amigos, os obrigando a revidar em um nível master. No decorrer do livro nós começamos a ter uma noção dos comportamentos autodestrutivos da Alaska. No final da primeira parte os amigos - juntamente com uma outra garota, Lara - começam a planejar a vingança contra os Weekday Warriors. Depois do trote ser executado, acontece o fechamento da primeira parte do livro e no inicio da segunda temos uma surpresa, um pouco premeditada. E a partir daí, eu devo parar de falar, caso contrário vocês vão saber muita coisa que só deve ser descoberta lendo o livro.

Muitas partes engraçadas, cortesia do Colonel, aliás ele animando os jogos, um sarro. E nos faz pensar e repensar muitas coisas. 

O livro é muito emocionante e engraçado, ao ler a oscilação de humor é muito grande. E ele ganhou um prêmio importante. A leitura é bem tranquila para as pessoas que decidirem ler ele em inglês, não li em português ainda, mas estou pensando em ler para ver como ficou a tradução, porque muitas vezes a tradução não é muito fiel, quando eu ler falo o que achei da tradução. Fiz uma pequena pesquisa e o livro não é muito caro, e mesmo se em algum lugar for um pouco mais caro, vale a pena, acreditem.

Vou deixar alguns quotes do livro que eu curti muito. (Não irei traduzir porque acho mais bonitinho em inglês.)

“The only way out of the labyrinth of suffering is to forgive.” 

“I may die young, but at least I'll die smart.”

 " "I just did some calculations, and I've been able to determine that you're full of shit" ”

“Sometimes you lose a battle. But mischief always wins the war” 

"If people were rain, I was drizzle and she was a hurricane"

"Everything that comes together falls apart. […] The cells and organs and systems that make you - they came together,grew together,and so must fall apart."

Existem bem mais, mas esses foram os únicos que eu escrevi no meu caderninho antes de emprestar. Vou reler e escrever o resto, ai eu faço um post só com quotes de livros que eu gosto.


Por último uma noticia: Decidi que vou ler Harry Potter, nunca tive o interesse, até agora.

Por hoje é só, quinta tem mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário